Sobre o Curso
Curso de Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
Apresentamos o Curso de Tecnologia Assistiva na Prática Pedagógica Inclusiva, desenvolvido com base em fundamentos teóricos, marcos legais e práticas pedagógicas voltadas à promoção da acessibilidade, autonomia e participação plena de estudantes com deficiência e transtornos do desenvolvimento. O curso tem como eixo central a aplicação da Tecnologia Assistiva no contexto da Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O que você encontrará neste curso
Com uma abordagem didática e fundamentada em evidências, o curso apresenta conteúdos essenciais para a atuação pedagógica inclusiva, incluindo:
- Fundamentos da Tecnologia Assistiva: conceitos, finalidades e princípios da TA;
- Marcos legais e políticas públicas da Educação Inclusiva e da acessibilidade;
- Recursos de Tecnologia Assistiva para deficiências visual, auditiva, física e intelectual;
- Tecnologia Assistiva no AEE: avaliação funcional e planejamento pedagógico;
- Adaptações curriculares mediadas por recursos assistivos;
- Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) aplicada ao contexto educacional;
- Acessibilidade digital em ambientes virtuais, plataformas e materiais pedagógicos;
- Avaliação pedagógica acessível e monitoramento do progresso escolar;
- Modelos práticos: portfólios digitais, rubricas inclusivas e relatórios pedagógicos;
- Formação docente e gestão escolar para implementação da Tecnologia Assistiva.
Propósito e abordagem
O curso foi estruturado a partir de uma revisão bibliográfica atualizada e de uma análise teórica consistente, articulando teoria e prática. Cada módulo apresenta explicações claras, exemplos aplicáveis ao cotidiano escolar e modelos que podem ser adaptados a diferentes contextos educacionais. O objetivo é apoiar educadores, profissionais do AEE, gestores e estudantes na construção de práticas pedagógicas mais acessíveis, equitativas e comprometidas com o direito à educação.
Por que a Tecnologia Assistiva é essencial
A Tecnologia Assistiva desempenha um papel estratégico na superação de barreiras físicas, pedagógicas, comunicacionais e atitudinais. Quando integrada ao currículo e ao planejamento pedagógico, ela fortalece a autonomia dos estudantes, amplia as possibilidades de aprendizagem e contribui para uma escola verdadeiramente inclusiva, capaz de valorizar as diferenças e potencialidades de cada sujeito.
Competências que você desenvolverá
- Compreender os fundamentos teóricos e legais da Tecnologia Assistiva;
- Selecionar e aplicar recursos assistivos adequados às necessidades educacionais;
- Planejar adaptações curriculares e avaliações acessíveis;
- Utilizar estratégias de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA);
- Atuar de forma colaborativa no AEE e no contexto escolar inclusivo;
- Monitorar o progresso dos estudantes com base em evidências pedagógicas.
Ao concluir o curso, você estará preparado para compreender e aplicar a Tecnologia Assistiva como uma ferramenta pedagógica essencial à Educação Inclusiva, contribuindo para a construção de práticas educacionais mais humanas, acessíveis e comprometidas com a autonomia, a dignidade e o direito de aprender de todos os estudantes.
EMBASAMENTO LEGAL
Nossos cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Os certificados emitidos pelo E-Cursos Livres são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), com validade para:
- - Educação continuada;
- - Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego;
- - Extensão universitária (horas extracurriculares);
- - Titularidade para professores;
- - Complementação de conhecimento;
- - Ascensão de carreira ou cargo;
- - Contagem de carga horária para estágio;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Enriquecimento de currículo;
- - Concursos públicos;
- - Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares;
- - Avaliações para promoções internas nas empresas;
- - Dentre outros.
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO
A Carga horária do curso é de 20 até 160 Horas.
Conteúdo Programático |
|---|
|
MÓDULO 01 – Fundamentos e Conceitos Iniciais da Tecnologia Assistiva MÓDULO 02 – Recursos Assistivos Aplicados ao Contexto Educacional MÓDULO 03 – Tecnologias Assistivas e Atendimento às Diferentes Deficiências MÓDULO 04 – Acessibilidade Digital e Ambientes Educacionais Inclusivos MÓDULO 05 – Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) MÓDULO 06 – Adaptações Curriculares e Práticas Pedagógicas Mediadas por Recursos Assistivos MÓDULO 07 – Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) na Educação Inclusiva MÓDULO 08 – Avaliação da Aprendizagem e Monitoramento Pedagógico com Apoio da Tecnologia Assistiva MÓDULO 09 – Formação Docente, Gestão Escolar e Políticas Públicas em Tecnologia Assistiva |