Sobre o Curso
O Curso de Informática Educativa foi elaborado para profissionais da educação, tecnologia e gestão escolar que desejam compreender profundamente o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na aprendizagem. Com uma abordagem atualizada e prática, o curso apresenta desde os princípios básicos da informática educativa até estratégias inovadoras que renovam o ambiente escolar e aprimoram o processo de ensino.
A integração de tecnologias no contexto pedagógico tornou-se essencial para promover aprendizagens mais significativas, aumentar o engajamento dos alunos e acompanhar as transformações da educação moderna. A falta dessa atualização pode resultar em práticas ultrapassadas e pouca interação com recursos digitais. Pensando nisso, o curso foi desenvolvido de forma didática e acessível, possibilitando que o participante desenvolva competências digitais de maneira segura, eficiente e alinhada às demandas contemporâneas.
Ao longo da formação, os estudantes terão contato com conceitos essenciais da informática educativa, impactos cognitivos e sociais das tecnologias, planejamento de projetos digitais, uso de ambientes virtuais de aprendizagem, metodologias ativas, políticas públicas e tendências emergentes da educação digital. Além disso, aprenderão a criar, selecionar e aplicar recursos digitais de forma pedagógica, analisando experiências de sucesso utilizadas no Brasil e no exterior.
Objetivo Principal
O curso tem como objetivo preparar educadores, gestores e profissionais de tecnologia para utilizar as TDICs de maneira crítica, criativa e estratégica no contexto educacional. A formação aborda temas essenciais, como fundamentos da informática educativa, inovação pedagógica, ambientes virtuais, produção de materiais digitais, políticas públicas e gestão de projetos com tecnologias. Também busca desenvolver habilidades para compreender os efeitos das tecnologias na aprendizagem, promover inclusão digital e implementar práticas modernas que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes.
Público-Alvo
A formação é direcionada a professores, pedagogos, coordenadores, gestores escolares, tutores EAD, profissionais de TI e todos aqueles que desejam incorporar tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem. Também é indicada para estudantes de licenciatura, educadores iniciantes e profissionais que buscam atualização para se destacar em um mercado educacional cada vez mais digital e inovador.
Categoria
Este curso integra a categoria de cursos livres, oferecendo uma capacitação flexível e acessível para quem pretende aprimorar suas competências digitais sem a necessidade de formação prévia em informática. A proposta é garantir uma atualização completa em tecnologias educacionais, favorecendo o domínio de ferramentas e práticas indispensáveis à educação contemporânea.
EMBASAMENTO LEGAL
Nossos cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Os certificados emitidos pelo E-Cursos Livres são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), com validade para:
- - Educação continuada;
- - Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego;
- - Extensão universitária (horas extracurriculares);
- - Titularidade para professores;
- - Complementação de conhecimento;
- - Ascensão de carreira ou cargo;
- - Contagem de carga horária para estágio;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Comprovação de Prova de Título;
- - Enriquecimento de currículo;
- - Concursos públicos;
- - Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares;
- - Avaliações para promoções internas nas empresas;
- - Dentre outros.
CARGA HORÁRIA DO CERTIFICADO
A Carga horária do curso é de 20 até 160 Horas.
Conteúdo Programático |
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MÓDULO 01 - Fundamentos da Informática Educativa e sua Evolução MÓDULO 02 - Tecnologias Digitais na Aprendizagem: Conceitos, Princípios e Aplicações MÓDULO 03 - Impactos das Tecnologias na Educação: Aspectos Sociais, Cognitivos e Pedagógicos MÓDULO 04 - Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais com Tecnologias Digitais MÓDULO 05 - Recursos, Ferramentas e Ambientes Virtuais de Aprendizagem MÓDULO 06 - Metodologias Ativas e Inovação no Uso das TDICs na Educação MÓDULO 07 - Políticas Públicas, Legislação e Marcos Regulatórios da Informática Educativa MÓDULO 08 - Estudos de Caso e Boas Práticas de Informática Educativa no Brasil e no Mundo MÓDULO 09 - Tendências, Novas Tecnologias e o Futuro da Informática Educativa |